O Instituto Estadual de Florestas em parceria com a Nobilis realizam mostra fotográfica sobre o Projeto TamanduASAS no Uberlândia Shopping

20 de Julho de 2022

O objetivo da exposição fotográfica é alertar sobre os riscos e ameaças à biodiversidade em geral com destaque ao Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), espécie alvo do projeto TamanduASAS.

Localizado na cidade de Uberlândia - MG, região aonde ocorrem as solturas monitoradas dos tamanduás-bandeira o Uberlândia Shopping recebe até o dia 07 de agosto uma exposição fotográfica dos animais do projeto assim como uma oficina infantil de dobraduras, ilustrações para colorir do artista Guilherme Cahú e distribuição gratuita do livro infantil "O incrível Tamanduá-bandeira" desenvolvido pelos membros do projeto Bandeiras e Rodovias (ICAS - Instituto de Conservação de Animais Silvestres).

As fotos utilizadas na mostra são dos fotógrafos Bettina Ávila e Aurélio Gomes, ambos voluntários do TamanduASAS assim como a maior parte da equipe que é composta em sua maioria por profissionais voluntários que dedicam um pouco do seu tempo para auxiliar no projeto.

A exposição contou com apoio do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e equipe Nobilis, organização e patrocínio do Uberlândia Shopping. Durante todos os dias de exposição a médica veterinária, analista ambiental e coordenadora do projeto TamanduASAS está presente no estande apresentando, tirando dúvidas sobre o projeto e se divertindo com as crianças que passam pela exposição para aproveitarem a oficina infantil.


Equipe do Projeto Onças-do-Ibitipoca participa do documentário "Refúgio dos Vulneráveis" vencedor do 4º lugar na Mostra de Cinema de Ibitipoca

28 de Maio de 2022

No último final de semana (28/05/2022) ocorreu a Mostra de Cinema de Ibitipoca que lançou em 2019 seu primeiro edital de audiovisual com objetivo de incentivar a produção e difusão do cinema independente, além da preservação da flora, fauna e cultura local.

Além do prêmio de 15 mil reais + residência criativa para os projetos contemplados pelo edital, o vencedor do concurso recebeu um segundo prêmio no valor bruto de 25 mil reais.

Os demais premiados (do segundo ao quinto lugar, respectivamente), receberam premiação de 15 mil reais, 10 mil reais, 7 mil reais e 5 mil reais.


1º lugar - Ecoempreender, de Gustavo Lucena (SP)

2º lugar - As Últimas do Mundo, de Diego Zanotti (MG)

3º lugar - A vida de Eliot, de João Marcos Rosa (MG)

4° lugar - Refúgio dos Vulneráveis, de Danilo Freire (AL)

5º lugar - Projeções Extremas, de Jodele Larcher (SP)


O 4° lugar ficou com o documentário “Refúgio dos Vulneráveis", de Danilo Freire (AL) e o nosso presidente Victor Castro juntamente com a bióloga Izabela Alvarenga participaram das filmagens que acompanharam os dois durante um dia do Projeto Onças-do-Ibitipoca enquanto realizavam os estudos de campo. Através das filmagens foi possível contar um pouco sobre todo o processo de estudo do projeto para conservação da Onça-parda (Puma concolor) e como ele está sendo desenvolvido.


Agradecimentos:


Comuna do Ibitipoca

Primeira Mostra de Cinema de Ibitipoca

Danilo Souza

Henrique Lima

Henrique Oliveira

Luisa Cavalcante

Naty Pinheiro

Ramon Santos


Pesquisadores do Projeto TamanduASAS ganham prêmio no XXIII Congresso da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens - ABRAVAS

12 de Outubro de 2021

Foto: Bettina Ávila

O trabalho intitulado "PRIMEIRO REGISTRO BRASILEIRO DE SUCESSO DE TAMANDUÁ-BANDEIRA (MYRMECOPHAGA TRIDACTYLA) CRIADO, REABILITADO E SOLTO COM MONITORAMENTO GPS – IRIDIUM" ganhou o prêmio "Alcides Pissinatti" no XXIII Congresso da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens - ABRAVAS 2021.

O Projeto TamanduASAS, criado e coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF, ganhou o Prêmio Alcides Psinnatti 2021 durante o Congresso da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Animais silvestres - ABRAVAS!!!!


Este projeto iniciou-se em 2017, e tem o objetivo de criar, reabilitar e realizar solturas monitoradas de tamanduás-bandeira. As atividades do Tamanduasas fazem parte do Plano Nacional de Conservação do Tamanduá-bandeira, desenvolvendo alternativas de destinação responsável para esta espécie.


O trabalho intitulado “Primeiro registro brasileiro de sucesso de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) criado, reabilitado e solto com monitoramento GPS-Iridium”, apresentado pela servidora da Unidade Regional Triângulo Mineiro Juliana Magnino, relatou a metodologia utilizada para garantir a liberdade do tamanduá Dumbo, que foi solto e monitorado em 2019. Em junho de 2021, a equipe comemorou os dois anos da soltura deste tamanduá, que continua sendo avistado nos arredores da sua área de soltura.


Este prêmio significa o reconhecimento, esforço e o AMOR de uma equipe de profissionais dedicados, e de todos os parceiros que fazem parte deste projeto que é super importante para a conservação do tamanduá-bandeira no Brasil: Ministério Público do Meio Ambiente de Minas Gerais, @cetas.mg, IBAMA, UFU, UFMG, UnB, Retiro Águas Vivas (@aguasvivas.socioambiental) Projeto Bandeiras e Rodovias (@bandeiraserodovias) e as associações sem fins lucrativos Nobilis (@nobilis.fauna) e Instituto de Conservação de Animais Silvestres - ICAS.

Clique no link abaixo e tenha acesso ao resumo do artigo publicado nos anais da Associação Brasileira de Animais Silvestres - ABRAVAS.

DOWNLOAD RESUMO ABRAVAS