Projeto ASAS

O Projeto ASAS - Área de Soltura de Animais Silvestres (Portaria IEF N° 182/2013) permite que animais silvestres oriundos de tráfico, posse irregular, resgates e entregas voluntárias sejam devolvidos ao seu ambiente natural com maiores chances de adaptação e sobrevivência.

Para a reabilitação e soltura dos animais silvestres, o Instituto Estadual de Florestas -IEF firma uma parceria com fazendas particulares cujo proprietário está disposto a oferecer uma área para construir um recinto de reabilitação, e cuidar dos animais, até a data da soltura, de forma voluntária.

A Nobilis auxilia no cadastro das propriedades rurais propícias à reabilitação e soltura de animais silvestres, identificando áreas que possuem características e recursos para receber os animais. A equipe de biólogos e veterinários da Nobilis realiza o levantamento das espécies que ocorrem na área de soltura candidata, entrevistas com os proprietários, funcionários e vizinhos, além de uma avaliação detalhada da propriedade e do entorno.